Em economias emergentes as mulheres ocupam mais posições de lideranças do que em países desenvolvidos. Esta é a conclusão do estudo mundial realizado pela consultoria Grant Thornton LLP.
A pesquisa mostra que o top ten dos países que mais empregam mulheres em cargos de chefias é composto exclusivamente por economias emergentes, liderados pela China, Polônia, Letônia, Estônia e Lituânia. Praticamente um em cada três cargos de liderança (32%) nessas nações pertence ao público feminino.
O estudo ainda revela que no grupo dos BRICS 28% dos melhores postos de trabalho são das mulheres. Enquanto no grupo de sete nações desenvolvidas analisado pela consultoria esse índice cai para 21%.
Na China, as mulheres têm a maioria dos cargos gerenciais, mais do que o dobro do índice dos EUA. Outro dado apurado na pesquisa é que 81% das companhias que possuem figuras femininas como CEOs também têm uma mulher no comando das finanças.
Na Rússia, a proporção de mulheres ocupando a direção das companhias é a maior do mundo (37%) e corresponde ao dobro da marca mundial (19%).
A maioria dos entrevistados (72%) afirma ainda favorecer as quotas de gênero para a promoção de mulheres nos cargos de liderança. A pesquisa foi conduzida de novembro de 2012 a fevereiro de 2013, com 6.627 executivos no mundo inteiro.
Fonte: http://revistamelhor.com.br/textos/0/mulheres-no-topo-em-mercados-emergentes-279675-1.asp
Texto original em inglês: http://www.hrmasia.com/news/women-on-top-in-emerging-markets/173571/
@ Copyright 2012 a 2024 - Todos os Direitos reservados - Administre Fácil Assessoria Online - CNPJ: 47.354.884/0001-46 - www.administrefacil.com.br